sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sobre ZIKA VIRUS!

O que é Febre Zika?

Sinônimos: zika vírus

Febre Zika é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de vírus Zika em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Apesar de a doença ter chegado ao Brasil, ela não é uma preocupação tão grande quanto a dengue, uma vez que seus sintomas são brandos e duram pouco tempo. Os maiores incômodos são febre é baixa, coceira e comichão na pele, além de manchas avermelhadas. É necessário, contudo, ficar atento com as contaminações combinadas – dengue, febre chikungunya e Zika vírus – uma vez que os efeitos dessas infecções em conjunto ainda não são conhecidos.

Prevenção

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de se prevenir contra o vírus Zika. Veja como:

Evite o acúmulo de água
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.
Coloque areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de febre Zika devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.

Limpe as calhas

Grandes reservatórios, como caixas d'água, são os criadouros mais produtivos de febre Zika, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Coloque tela nas janelas

Embora não seja tão eficaz, uma vez que as pessoas não ficam o dia inteiro em casa, colocar telas em portas e janelas pode ajudar a proteger sua família contra o mosquito Aedes aegypti. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.


Lagos caseiros e aquários

Assim como as piscinas, a possibilidade de laguinhos caseiros e aquários se tornarem foco do vírus Zika deixou muitas pessoas preocupadas. Porém, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos. O cuidado maior deve ser dado, portanto, às piscinas que não são limpas com frequência.
Seja consciente com seu lixo

Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

WC Dedetizadora / Aranhas

Aranhas são Perigosas?
Isto é muito relativo ao tipo de aranhas que tiver encontrado em sua casa, existem aranhas que são absolutamente inofensivas para o ser humano, por outro lado também há uma grande quantidade de aranhas que são peçonhentas!
Para saber se uma aranha é perigosa apenas realmente conhecendo a espécie pois não há indicativos fáceis de serem detectados por pessoas que não trabalhem na área, nem mesmo o tamanho da aranha serve como parâmetro, veja um exemplo a seguir de uma aranha perigosa e de aparência relativamente inofensiva.
Aranha marrom
Uma aranha de aspecto inofensivo com no máximo 4 cm (um terço é o corpo), de aparência frágil, patas finas e longas, a típica aranha que muitos não dariam maior atenção não é mesmo? Então, este é um grande problema, esta aranha possui uma terrível picada que causa necrose dos tecidos afetado, ou seja os tecidos morrem, apodrecem e precisam ser retirados na maior parte dos casos.
Esta não é a única aranha que pode ser uma ameaça dentro de sua casa, existem muitas espécies de aranhas que são relativamente frequentes em áreas urbanas, portanto é bom evitar ter este tipo de problema.
Entre as formas de evitar ter problemas com aranhas em casa a mais segura e realmente eficaz é chamar uma empresa para dedetizar todo o local, desta forma irão eliminar todas as aranhas que possam já estar no local e ainda estará evitando que novas aranhas entrem pelo local estar dedetizado, o que dura de 3 a 6 meses de total segurança.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Dicas para afastar insetos!

Dicas para evitar insetos

Com algumas medidas de prevenção, é possível evitar o surgimento de insetos . Confira:

    Sempre lave, seque e guarde as louças e panelas depois das refeições. Deixá-las acumularem na pia pode atrair baratas;

    Procure conservar os alimentos em vasilhames bem fechados, a fim de afastar as moscas;

    Mantenha os doces na geladeira e evite assim a visita de formigas;

    Limpe todos os armários da cozinha e coloque cravos e folha de louro dentro das portas.

    Coloque cascas de limão dentro do açucareiro;

    Limpe muito bem as pias e bancadas, pois resíduos de comida atraem vários tipos de inseto;

    Não deixe água acumulada no quintal e coloque pratos de areia abaixo dos vasos de planta. Isso afasta mosquitos da dengue;

    Vede bem os azulejos, pois formigas gostam de habitar nos buracos dos rejuntes;

    Feche as janelas ao anoitecer, pois é nesse período do dia que os mosquitos fazem a festa.

E aí, sua casa está precisando de dedetização ou por enquanto você está conseguindo controlar os insetos na sua residência?

Precisando conte conosco.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

WC dedetizadora / Sobre Lacraias,

As lacraias são também conhecidas como centopéias, pertencem ao grande grupo dos artrópodes e é encontrada em regiões tropicais (úmidos), especificamente em folhas no chão e em troncos de arvores, inclusive no Brasil.
A lacraia é um miriápode que apresenta corpo achatado compreendendo a cabeça e uma série de segmentos todos iguais, sem distinção entre tórax e abdômen. A cabeça ostenta um par de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas. O primeiro par de patas, os maxilipídios funcionam como armas de defesa.
O esqueleto externo do corpo da lacraia é dividido em numerosos segmentos articulados, que se superpõem uns aos outros, permitindo ao animal enrolar-se. E as pernas posteriores são maiores que as anteriores.
Em cada segmento do corpo das lacraias existe um par de pernas, num total de pelo menos 15 pares. As lacraias são predadoras, que com movimentos rápidos perseguem insetos e outros animais muito pequenos.
A maioria das espécies deposita seus ovos no solo e não cuida da prole, ou seja, não cuida de todos seus filhos. Existem cerca de 3 mil espécies de lacraia. Abaixo estão apenas 3 espécies:
  • Lacraia gigante: essa lacraia e um feroz predador de vermes, lesmas e insetos.Com o auxílio de duas longas antenas, o animal localiza a presa, que é imobilizada por uma picada certeira de seus afiados ferrões. Não se trata de dentes verdadeiros, mas de pernas modificadas, capazes de injetar o veneno na vítima. Com as mandíbulas a lacraia despedaça a presa;
  • Lacraia comum: lacraia comum ataca geralmente animais de seu próprio tamanho, entre os quais outras lacraias. Possui 15 pares de patas. Vivem em ambientes úmidos, sob troncos, pedras e folhas;
  • Lacraia venenosa: algumas espécies de lacraias como as do gênero Scolopendra (encontradas na África, Ásia, e Américas), atingem até 30cm de comprimento. Às vezes as lacraias entram em casas de pessoas, à procura de insetos. O veneno proveniente de sua picada é letal para esses pequenos animais. Em seres humanos, provoca intoxicações leves.

Alimentação

Os miriápodes podem ser herbívoros ou carnívoros. Os carnívoros são predadores, ou seja, caçam e alimentam-se de pequenos animais, como moscas, grilos ou vermes. As lacraias capturam sua presa com pinças muito fortes que possuem no último par de patas. Depois, cravam suas unhas pequenas presentes na cabeça e injetam um veneno mortal em suas vítimas.

Reprodução

A reprodução dos miriápodes é sexuada. Os sexos estão separados em indivíduos diferentes (machos e fêmeas). A fecundação é interna: o macho deposita suas células sexuais no corpo da fêmea, dentro da qual encontram as células sexuais femininas.

Morfologia interna

As lacraias são animais peçonhentos cujo veneno não é muito ativo no homem. Pertencem a classe dos Quilópodes e picam através de ferrões localizados em sua mandíbula. Como tem o comportamento de levantar a cauda, quando molestada, algumas pessoas acreditam que picam com a cauda. São extremamente ágeis;
O aparelho inoculador de peçonha recebe o nome de forcípula e fica junto a boca;
Os quilópodes se aproximam muito dos insetos na organização interna: possuem respiração traqueal e a excreção é feita por tubos de Malpighi, que se abrem no intestino. Externamente, também têm algo em comum com os insetos - um par de antenas.
Nos Miriápodes existem duas classes muito semelhantes - os Quilópodes e os Diplópodes - e a única diferença entre elas é que em cada segmento do corpo desses animais possuem: um par de patas nos Quilópodes e dois pares nos Diplópodes.

sábado, 7 de novembro de 2015

Os escorpiôes,como se reproduzem?

O escorpião é hermafrodita?

A reprodução dos escorpiões difere quanto ao tipo. No escorpião amarelo ela se dá por partenogênese, isto é, os óvulos se desenvolvem originando um novo indivíduo sem a necessidade de uma fecundação, bastando para isto que a fêmea encontre boas condições de calor e alimentação. Dessa forma, a população de escorpiões amarelos é constituída somente de fêmeas. Esta característica de reprodução faz com que essa espécie seja disseminada com maior facilidade.
Nos escorpiões pretos, ao contrário, a reprodução é cruzada, havendo para isto a necessidade do encontro de machos e fêmeas em períodos determinados do ano.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

POR QUE DEDETIZAR SUA CASA?

POR QUE DEDETIZAR SUA CASA?

Cuidado e segurança para sua família, seus animais domésticos e sua residência
Você já parou para pensar na importância de manter sempre sua casa dedetizada? Já imaginou os perigos de conviver com insetos e pragas urbanas? Baratas, ratos e cupins são pragas urbanas encontradas com frequência em residências, prédios e até em órgãos públicos. Para combater esses insetos, é fundamental realizar uma dedetização e desenvolver um trabalho preventivo, que começa com o próprio morador, que deve manter a casa sempre limpa, livre de lixo e de objetos como madeira e coisas velhas, que ficam sempre encostados em algum lugar.
Uma casa que não foi dedetizada oferece muitos perigos aos moradores. “Muitas vezes a pessoa fica desesperada porque encontrou um escorpião na sua casa. Ela nem imagina que o problema começou com o surgimento das baratas, alvo certo dos escorpiões. Se ela dedetizar a casa regularmente esse problema não acontece. A prevenção ainda é o melhor remédio”;
Uma casa que não foi dedetizada oferece muitos perigos aos moradores.
Outra medida e também realiza limpeza e manutenção em caixa/reservatório de água, que devem ser limpos pelo menos 2 vezes ao ano.
Os produtos que são usados pela WC dedetizadora, são fabricados por empresas sérias, são registrados no Ministério da Saúde e não oferecem nenhum perigo.
Além do serviço de dedetização, o próprio morador deve tomar alguns cuidados referentes à higiene do local, como o esvaziamento frequente das lixeiras, e que todo o lixo orgânico seja armazenado em sacos plásticos, que devem ser bem fechados. Outros cuidados imprescindíveis para que o serviço de dedetização seja eficaz é nunca deixar que o lixo fique aberto dentro de casa durante a noite. Uma vez que os insetos têm hábitos noturnos, é melhor não facilitar que se aproximem da pia, por exemplo, justamente nesse horário, atraídos pela comida fácil. Essas dicas podem fazer com que a casa possa ficar livre de baratas e ratos por longos períodos.